it’s not fun, don’t do it!

A um mês do lançamento do álbum novo de Tegan And Sara, que deverá se chamar “The Con”, finalmente consegui pegar o DVD das meninas – “It’s Not Fun, Don’t Do It!”. Dei uma pesquisada por aí e acho que, na internet brasileira, ele só é comercializado pela CD Point. Careiro, careiro, por ser importado, daí os macacos com menor condição financeira – vulgo eu – precisam se virar com o que tem: a caridade de outros amigos macacos. Enfim, depois dessa suada conquista, quase um ano depois do lançamento do tal DVD, eu pude vê-lo. E já adianto que valeu a pena.

Antes, fazendo as devidas apresentações, Tegan e Sara Quin são jovens canadenses, irmãs gêmeas, idênticas, ambas lésbicas assumidas, embora isso – graças a allah – não faça parte do marketing da banda. Cantoras e compositoras, com uma tendência para o tal rótulo chato de “indies”, puxando para o folk rock. Famosas pela marca registrada de seus vocais agudinhos e infantis – às vezes até demais. O CD mais recente, “So Jealous”, vai um pouco mais longe e explora uns barulhinhos eletrõnicos, talvez um pouco mais pop. O trabalho é o quarto da carreira das moças, contando com o EP “Under Feet Like Ours” e os álbuns “This Business of Art” e “If It Was You”, mais puros e bem menos estridentes. O DVD é de 2006 – turnê do “So Jealous” – e mostra o melhor das meninas nos palcos e por trás deles.

It's Not Fun, Don't Do It!

Depois de ter visto todo o amplo material fonográfico que compõe o título – a apresentação em Phoenix, um documentário sobre a turnê, o making of do So Jealous, videoclipes com comentários, galeria de fotos e brincadeiras da equipe técnica – cheguei à conclusão de que, como DVD de show, este é um título que não vai muito além da média. Perdemos grande parte das famosas piadas de palco das duas – não sei se foram cortadas do DVD ou se elas estavam especialmente caladas nesse show específico, mas fico com a primeira opção. A set list combina músicas de toda a carreira das garotas, inclusive uma música do EP, mas negligencia quase completamente o “This Business Of Art” e deixa algumas preferidas pessoais de lado, como “Time Running”. São 44 minutos de apresentação, o que é relativamente curto, ou seja, só dá pra ter uma idéia superficial de como é a interação de palco das gêmeas.

Embora o show, da maneira que foi formatado para o DVD, possa desapontar a muitos, o material extra compensa. O espectador pode conferir momentos pessoais da vida das meninas, antes e depois dos palcos, nos estúdios e na estrada. Algumas coisas são até bastante íntimas. A galeria de fotos é narrada pelas irmãs numa imitação declarada do DVD do Sonic Youth, em que o diretor Spike Jonze exibe uma pilha de fotos sobre uma mesa enquanto comenta cada uma. As cenas da turnê são filmadas pelas próprias ou por alguns dos diversos membros da equipe das garotas. Ou seja, supondo que elas não sejam duas fingidas perante às câmeras, dá pra gente ter uma boa idéia de como é o dia-a-dia delas. Com tudo isso, preciso admitir que só uma palavra define as meninas: fofas. Tegan e Sara são duas fofas. O bom humor delas, as piadinhas, as histórias, até a parte que elas não se suportam – que é comum a todas as irmãs – é fofa. E, quem tiver dificuldade de diferenciar uma da outra para escolher a sua “preferida”, deve procurar pelo piercing no queixo, que pertence a Tegan.

Enfim, de maneira geral, este é um DVD de música que vale a pena mais para conhecer as garotas por trás da música do que pela apresentação musical propriamente dita. Para quem já gosta de Tegan e Sara, é imperdível, e serve para aumentar ainda mais a ansiedade pelo próximo álbum. Para quem não conhece, sugiro que fique conhecendo antes de tentar ver o DVD – a macaca que vos fala recomenda. Três balões e meio. Destaque para a galeria de fotos e para os videoclipes comentados de “I Hear Noises”, “Living Room” e “Speak Slow”.

E, para ser uma macaca legal, deixo o link do demonoid – site de torrents que exige cadastro e nem sempre tem vagas para novos registros – com o título completo. Daí, é só apagar depois de 24h como eu sempre digo.

Advertisements

About Cecília Almeida

Jornalista, 25, mestre em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Adora consumir e comentar ficção, em suas melhores formas.
This entry was posted in dvd, femme de la femme, folk. Bookmark the permalink.

2 Responses to it’s not fun, don’t do it!

  1. ddz says:

    Esse DVD eh ótimo! Muitas gargalhadas com essas duas fofa. Amo demais.

    The Connnn \o/ soh em julho ¬¬

  2. shirley says:

    hey I need a password to enter demonoid.com can you help me plz???

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s